Seguidores

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ideias de combinações de cores para decorar a casa

O branquinho pode não satisfazer nem aos olhos nem à alma. Por isso, esqueça o medo: com as dicas dos especialistas, você vai acertar de vez nas combinações.


A coisa ficou preta, ele amarelou, está tudo azul. Essas expressões provam que as cores traduzem sensações. "Elas afetam nosso humor e comportamento",   . Então, por que não trazê-las para a decoração? "Muita gente tem medo, mas, quando se arrisca, toma gosto!". O segredo está em saber dosá-las para obter harmonias elegantes. A designer Bete Branco, de Niterói, RJ, dá a receita: divida a casa em três setores - social, serviço e íntimo. Para os dois primeiros, escolha a mesma família (terrosas, cítricas, tons pastel) e, no último, personalize à vontade. "Já o cômodo pode ter até três cores somadas a tons neutros - branco, preto, bege e cinza", diz a designer de interiores Mon Liu, de São Paulo. O ideal é que um elemento do ambiente reúna os matizes escolhidos. "Pode ser um quadro ou uma capa de almofada". Preparado para embarcar nesse mundo?

Junte cores opostas do disco cromático e obterá a harmonia complementar. Essa foi a escolha  no quarto de uma adolescente. "A base era branca, o que  permitiu aplicar um amarelo-esverdeado [cor Teatro de Fantoches, da Suvinil, ref. H071] em uma das paredes, contrastando com o violeta da colcha." A madeira não é neutra. "Dependendo de sua tonalidade, podemos ressaltar o material ou harmonizá-lo na composição". Aqui, a espécie escura quebra a cor vibrante. Um tom intenso não seria adequado a um local de relaxamento, mas, reservado à parede atrás da cama, é pouco visto.


A cor primária acompanhada de suas vizinhas no círculo cromático compõe a harmonia análoga. Uma será dominante e as outras marcarão presença nos detalhes. Um exemplo é a sala projetada por Neza Cesar (abaixo), em que os protagonistas são os harmônicos azul e berinjela (Lukscolor, refs. LKS 2128 e 35). A poltrona multicolorida e as telas aparecem como elementos-chave, pois reúnem todas as cores do ambiente. Uma boa dica é inverter o processo: com base no objeto escolhido, trabalhe as tonalidades.


Quem diria que verde e rosa formariam uma dupla tão afinada na decoração? Papel de parede, cortina e acessórios são criação da Designers Guild, grife da inglesa Tricia Guild, referência mundial quando o assunto são cores e como combiná-las. Repare como a paleta moderna e fresca atualizou o ambiente de ar vintage.

Espero que tenha gostado das dicas...estarei sempre por aqui trazendo coisas que nos interessa...

 Beijos 
Fonte:  revista Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaria muito feliz em ler o seu Cometário!!!

Beijos!